Documentaries and Movies

.

.

(+) Ruy Mauro Marini e a dialética da dependência (2014)

Ruy Mauro Marini e a dialética da dependência, documentário produzido pela Editora Expressão Popular e pela Escola Nacional Florestan Fernandes. Ruy Mauro Marini (1932-1997), representante da sociologia crítica latino-americana, dedicou sua vida à tarefa de explicar a causa da dependência e da desigualdade social e de propor os meios para sua superação à partir da perspectiva da classe trabalhadora. Seus estudos sobre o capitalismo latino-americano resultaram na reinterpretação de nossa história, profundamente atrelada à integração na dinâmica do capitalismo internacional. Com o golpe civil-militar de 1964, Ruy – então professor da Universidade de Brasília – é preso e torturado pela Marinha e Exército, sendo obrigado a um longo exílio, que teria fim somente com a anistia, em 1979. Num primeiro momento, ele segue para o México, onde inicia seus estudos sobre a realidade latono-americana. Com a repressão aos movimentos do trabalhadores, Ruy é expulso deste país e parte para seu segundo exílio, no Chile. Lá, diante da intensa participação política, com o Governo Popular de Salvador Allende, Ruy torna-se dirigente do MIR (Movimiento de Izquierda Revolucionaria). É no Chile que elabora, junto a intelectuais de esquerda, a teoria marxista da dependência. Clique aqui para assistir ao documentário completo.

.

.

(+) Amazon: The Truth Behind the Click (2013)

Documentário sobre as condições de trabalho na empresa Amazon sediada no Reino Unido. Intitulado “Amazon: A Verdade Atrás do Clique”, esta reportagem investigativa comandada pela BBC britânica revela a dura e estressante rotina dos funcionários de umas das maiores empresas do mundo. Clique aqui para assistir o vídeo na íntegra.

.

.

(+) Sócrates e a Democracia Corinthiana (2013)

Durante a ditadura militar nos anos 1980 no Brasil, Sócrates, um jogador imensamente popular, capitão da seleção e do Corinthians, usou o futebol para promover a democracia enquanto marcava seus gols. Popularmente conhecido como “Doutor”, Sócrates foi um jogador brilhante e ao mesmo tempo um herói que se rebelou pelo justo. Com a ajuda de seus companheiros de time, o Doutor transformou cada partida em um evento político. Sua defesa da democracia ajudou o país sob ditadura a lembrar que as pessoas deveriam ser escutadas. Clique aqui para assistir ao documentário preparado pela rede Al Jazeera.

.

.

(+) Sob Vinte Centavos (2013)

Sob Vinte Centavos retrata de forma crítica as manifestações ocorridas em junho de 2013 em São Paulo que culminaram com a revogação do aumento de vinte centavos da tarifa de ônibus. O  documentário conta com entrevistas de diversos manifestantes, membros do Movimento Passe Livre (MPL), Lúcio Gregori (ex-secretário de transportes de São Paulo), Marilena Chauí (filósofa e professora da USP), Marcelo Feller (jurista), e diversas outras pessoas.  Disponível na íntegra com legendas em inglês e espanhol, Sob Vinte Centavos foi produzido de maneira totalmente independente por Gustavo Canzian e Marco Guasti, membros do Movimento Urbano de Diálogo Audiovisual (MUDA). Clique aqui para assistir.

.

.

(+) Rise of the Drones (2013)

Recentes avanços tecnológicos permitem que veículos aéreos não tripulados realizem ataques militares planejados eletronica e remotamente.   Entramos em uma nova era de robôs capazes de automatizarem múltiplas funções simultaneamente, em escala que já ultrapassa em muito a capacidade de cálculo do cérebro humano. O que antes permanecia restrito aos filmes de ficção científica agora já é colocado em uso recorrente por forças militares. De acordo com especialistas, a tecnologia que hoje o exército dos EUA controla é equivalente ao monomotor introduzido na primeira guerra mundial. Ou seja, o grande e verdadeiro avanço ainda está por vir nos próximos anos. Para se ter uma ideia, existem agora mesmo nos EUA mais pilotos de veículos não tripulados sendo treinados do que todos os tradicionais pilotos somados. De espionagem a ataques aéreos, as novas tecnologia introduzidas abrem a caixa de Pandora dos robôs autônomos e veículos auto-controlados. Vários destes já se encontram em fase de testes e em breve serão colocados em prática para fins que vão desde ações humanitárias até invasões sigilosas a outros países. Confira aqui o documentário recentemente produzido pela PBS norte-americana que revela fatos impressionantes das novas tecnologias que já foram implantadas bem como das que ainda estão em fase de desenvolvimento. Assista aqui ao documentário Rise of the Drones na íntegra, que foi ao ar pela primeira vez em janeiro de 2013 nos EUA.

.

.

(+) Masters of Money (2012)

A rede de televisão BBC de Londres e The Open University prepararam um documentário em três partes que conecta a situação atual da economia mundial com as contribuições teóricas de Keynes, Hayek e Marx. Cada episódio da série intitulada “Mestres do Dinheiro” (Masters of Money) foi dedicada a um destes três grandes pensadores do capitalismo mundial. Confira os vídeos completos aqui na íntegra.

 

Parte 1: John Maynard Keynes; Parte 2: Friedrich von Hayek; Parte 3: Karl Marx

.

.

(+) Revolution Through Arab Eyes – The Factory (2012)

A rede de televisão Al Jazeera recentemente produziu um excelente documentário sobre as origens da revolução popular no Egito em 2011. Com o título de Revolution Through Arab Eyes – The Factory, o documentário mostra a vida dos trabalhadores e trabalhadoras da fábrica têxtil de Mahalla, a maior e mais importante fábrica do Egito. Mahalla já chegou a ser responsável por 20% do PIB egípcio e comprava mais de 50% do algodão produzido no país. Ainda mais importante, Mahalla é uma empresa estatal onde a solidariedade entre seus trabalhadores, inclusive entre mulheres e homens, é exemplar. O documentário mostra como as seguidas greves promovidas na fábrica tinham repercussões por todo o Egito, e que finalmente culminaram na deposição de Mubarak. É interessante notar como a narrativa não cai no lugar comum de glorificar redes sociais, como Tweeter e Facebook, mas trata sim de evidenciar como a fonte da mudança social está na solidariedade e na organização política diária dos trabalhadores.

 

[Clique aqui para ver o documentário Revolution Through Arab Eyes – The Factory]

.

.

(+) The Men Who Crashed the World – Part 1 (2012)

Acompanhe aqui na íntegra a primeira parte do documentário “The Men Who Crashed the World” produzido pela rede AlJazeera norte-americana. A investigação relata os bastidores da crise que se iniciou em 2007 nos EUA e que em seguida se alastrou rapidamente pelo mundo. O roteiro revela novas informações sobre as negociações a portas fechadas, sobre como as autoridades contornaram a situação e sobre como os envolvidos atuaram perante à iminente derrocada financeira. Autoridades em vários países são entrevistadas e revelam como a magnitude do problema foi bem maior do que o relatado inicialmente pela mídia afora. Este é o primeiro de uma série de 4 episódios.

 

[The Men Who Crashed the World – Part 1]

.

.

(+) American Autumn: An Occudoc (2012)

Gravado entre 2010 e janeiro de 2012 nas linhas de frente do movimento Occupy em New York, Boston e Washington, o documentário “American Autumn: An Occudoc” nos brinda com uma perspectiva do bojo dos mais recentes eventos. Diversas entrevistas com organizadores e com pessoas que fizeram a linha de ataque deste novo movimento social norte-americano fazem deste documentário, dirigido e escrito por Dennis Trainor Jr, um real relato da infantaria daqueles que não se contentam mais com as crescente desigualdades do mundo neoliberal. O diretor também aproveita para rechear seus relatos com estatísticas interessantes sobre evolução do capitalismo nos EUA:

[American Autumn: An Occudoc]

.

.

(+) Marx Reloaded (2011)

Marx Reloaded é o título do mais recente trabalho dirigido e escrito por Jason Barker. Produzido em 2011, este documentário investiga a relevância dos ensinamentos de Marx em relação à crise que se iniciou ao final de 2007 nos Estados Unidos e Europa. Entre os que participam das filmagens estão John Gray, Michael Hardt, Antonio Negri, Nina Power, Jacques Rancière, Peter Sloterdijk, Alberto Toscano, Slavoj Žižek e Ivan Nikolic. A temática central gira em torno à questão da pertinência das ideias marxistas no século XXI. O roteiro acaba por conduzir o público a concluir que na atual sociedade do conhecimento a teoria do valor de Marx não seria mais válida. Reforçado pelas intervenções de Zizek, Sloterdijk, Hardt e Negri, o documentário centra na ideia de que a produção do conhecimento escapa à teoria marxista. Jason Baker então explicou sua produção como uma tentativa de “recarregar ou reimaginar Marx como um pensador, sem o usual moralismo totalitário”. Confira aqui o documentário na íntegra.

.

.

(+) The Commanding Heights (2011)

Assista aqui os três capítulos da excelente série produzida pela PBS norte-americana sobre as teorias e práticas que mais influenciaram o alto poder no século XX e começo do século XXI. Dividido em três partes de duas horas cada, o documentário intitulado The Commanding Heights, ou Alto Comando, mostra de forma muito interessante a batalha entre os ideais de Keynes, Hayek e Marx e como os políticos do século XX e XXI incorporaram suas doutrinas. Baseado no livro homônimo de Daniel Yergin e Joseph Stanislaw, Commanding Heights documenta a batalha pela economia mundial entre diferentes sistemas econômicos baseados em mercados, planejamento centralizado e comunismo. O objetivo central é elucidar com a globalização, o comércio mundial, o desenvolvimento econômico, os valores e as teorias co-evoluíram nas últimas décadas para determinar o estado atual da economia global.

Clique aqui para assistir aos três episódios de Commanding Heights

.

.

(+) Debtocracy (2011)

Documentário sobre a crise econômica européia, como foco na situação grega. O documentário mostra bem do que se tratam as políticas neoliberais e de ajuste fiscal.

[Clique aqui para ver o documentário Debtocracy (legenda em português disponível)]

.

.

(+) A Guerra Que Você Não Vê (2011)

John Pilger é um exemplar jornalista investigativo. Já produziu diversas reportagens históricas, e agora se dedica a produzir documentários que denunciam as verdadeiras causas das guerras modernas. Confira aqui na íntegra uma obra prima sua, “The War You Don’t See“, com legendas em português. O tema principal deste documentário é mostrar como os jornalismo se torna funcional em justificar o injustificável. Da mesma forma com que o filme “Inside Job” denunciou o relacionamento insidioso entre economistas acadêmicos e a crise atual nos EUA, Pilger mostra o estreito relacionamento entre jornalistas, canais de televisão e aqueles que perpetuam os conflitos globais. Não há guerra sem propaganda. “Se as pessoas soubessem a razão das guerras, elas acabariam amanhã. Mas as pessoas não podem saber disto”:

[A Guerra Que Você Não Vê]

.

.

(+) O Dia Que Durou 21 Anos (2011)

Confira aqui os três episódios do excelente documentário O Dia Que Durou 21 Anos“, produzido pela TV Brasil. O documentário mostra de forma muito interessante os antecedentes do golpe militar de 1964, com destaque para a atuação de Lindon Gordon, então embaixador dos EUA no Brasil.

“Em clima de suspense e ação, o documentário apresenta, em três episódios de 26 minutos cada, os bastidores da participação do governo dos Estados Unidos no golpe militar de 1964 que durou até 1985 e instaurou a ditadura no Brasil. Pela primeira vez na televisão, documentos do arquivo norte-americano, classificados durante 46 anos como Top Secret, serão expostos ao público. Textos de telegramas, áudio de conversas telefônicas, depoimentos contundentes e imagens inéditas fazem parte dessa série iconográfica, narrada pelo jornalista Flávio Tavares” (TV Brasil)

Veja abaixo na íntegra os três capítulos de 26 minutos cada. Não deixe de conferir:

.Capítulo 1  +  Capítulo 2  +  Capítulo 3

.

.

(+) Noam Chomsky: Rebel Without a Pause (2011)

Documentário sobre um dos mais grandes pensadores de esquerda: Noam Chomsky, uma verdadeira enciclopédia ambulante. O documentário mostra bem a extensão de suas críticas ao sistema capitalista e à falta de democracia ao redor do mundo. Realmente muito interessante.

[Clique aqui para ver o documentário completo]

.

.

(+) Obsolescência Programada (2011)

Confira aqui um excelente documentário produzido pela Televisión Española (TvE) sobre a obsolescência programada das mercadorias no capitalismo. O documentário faz uma excelente investigação acerca das empresas que deliberadamente reduzem a vida útil de seus produtos para poderem vender mais, causando com isso um aumento vertiginoso do volume de lixo não-renovável e da contaminação do meio-ambiente, além de toda a cultura de consumo insaciável e desnecessário que engendra. O impressionante é ver como tal prática já existe faz anos, e como se generalizou por todas as economias capitalistas.

[Obsolescência Programada]

.

.

(+) You should Have Stayed at Home (2011)

Documentário da CBC News do Canadá sobre as manifestações contra a reunião do G20 em Toronto. O documentário mostram bem como a polícia tratou violentamente os manifestantes, prendendo mais de 1.100 pessoas e enviando-as para imitações de campos de concentração:

[Clique aqui para ver o documentário “You Should Have Stayed at Home]

.

.

(+) Capitalism Is The Crisis: Radical Politics in the Age of Austerity (2011)

[Capitalism is the Crisis]

.

.

(+) También la Lluvia / Even The Rain (2010)

También la Lluvia é um retrato excelente de como a acumulação primitiva não está restrita ao passado. O roteiro se desenvolve quando uma equipe de cinema decide produzir um filme sobre Cristóvão Colombo e a colonização das Américas pela Espanha. O projeto do diretor é fazer jus às brutalidades e injustiças que foram cometidas tanto pela corte espanhola quanto pela igreja católica, e para tanto precisa contratar indígenas latino-americanos. A fim de reduzir o orçamento da gravação, decide por usar a população quechua boliviana. A pobreza de Cochabamba lhes servirá para reduzir custos e poder contratar mais atores, aumentando a veracidade do retrato. Durante as filmagens, a população local de Cochabamba se envolve na batalha contra a privatização da água pelo governo boliviano com o intuito de favorecer uma empresa estrangeira. Recebendo somente 2 dólares por dia, a população quechua não pode mais pagar 400 dólares para ter acesso à água. As revoltas locais começam então a se entrelaçar com a gravação e principalmente com o roteiro do filme. De maneira impressionante, passado e presente se conectam revelando a recorrente espoliação dos pobres pelos exploradores. Melhor ainda quando é evidenciado o paralelo direto entre o presente e o passado com a chegada de Colombo.

[Clique aqui para asistir na íntegra ao filme También la Lluvia]

.

.

(+) Inside Job (2010)

Confira aqui na íntegra o documentário que marcou 2010 ao levar a público as estreitas e perniciosas relações entre economistas e a crise nos EUA e Europa. Escrito e dirigido por Charles Ferguson, Inside Job revela como diversos grupos se envolveram profundamente com a expansão e ascensão dos mercados financeiros, em diversos países afora. Ferguson realizou um excelente trabalho investigativo, recheado de entrevistas interessantes, a fim de elucidar algumas das causas da crise econômica atual.

[Inside Job]

.

.

(+) Arquitetura da Exclusão (2010)

Confira aqui o curta “Arquitetura da Exclusão”, produzido pela Frente 3 de Fevereiro e pelo Afrofuturismo, que ficou em segundo lugar no prêmio Nós na Tela do Ministério da Cultura. Este curta mostra como funciona a política de exclusão social em Santa Marta, no Rio de Janeiro, e como as políticas implantadas pelos governantes silenciam o que de fato a população do morro quer. A construção do muro de contenção, a imposição do toque de recolher e a proibição de escutar certos tipos de música foram impostas de cima para baixo e sem que os afetados pelas políticas, ou seja, aqueles de fato moram em Santa Marta, fossem escutados, ou mesmo que suas opiniões fossem levadas em conta. Ademais, o curta também mostra como este mesmo fato tem interpretações distintas por diferentes brasileiros.

[Arquitetura da Exclusão]

.

.

(+) The Ascent of Money (2010)

A rede de televisão pública norte-americana PBS preparou um ótimo documentário em seis episódios sobre a ascensão do dinheiro como forma social. A história do dinheiro e do crédito são investigadas por Niall Ferguson desde os tempos dos sumérios até o recente colapso de Wall Street. Ferguson é atualmente professor de história da Universidade de Harvard. O documentário é de fato interessante e revela, assim como teorizou Marx, como o dinheiro não é um objeto, mas sim uma relação social, ou melhor dito, que o dinheiro é uma relação social que aparece como um objeto.

[Clique aqui para assistir ao documentário completo “The Ascent of Money]

.

.

(+) The Card Game (2010)

A rede de televisão pública norte-americana PBS produziu um ótimo e crítico documentário sobre a realidade dos cartões de crédito nos EUA e como eles se relacionam com níveis inimagináveis de dívidas familiares. A poupança das famílias e dos indivíduos nunca foi tão negativa nos EUA quanto agora, em um monento em que consumidores entram na armadilha das taxas de juros do cheque especial e dos cartões de créditos que quase inevitavelmente levam a esquemas Ponzi. Essa situação parece ser de díficil reversão em um sistema político que recebe bilhões de dólares através dos lobbies do sistema financeiro. Clique aqui para ver o documentário completo (em inglês).

.

.

(+) Capitalismo: Uma História de Amor (2009)

[Parte 1]  e  [Parte 2]

.

.

(+) The Shock Doctrine (2009)

Produzido em 2009 por Naomi Klein, o documentário A Doutrina do Choque revela a trajetória do neoliberalismo no ocidente desde o início dos anos 1970. Ao contrário do que muitos pensam, a atual fase neoliberal do capitalismo não começo com Reagan e Tatcher, senão com o golpe de Pinochet contra Salvador Allende. O 11 de setembro de 1973 no Chile abriria então as portas da América Latina para os ensinamentos da escola de Chicago. Liderados por Milton Friedman, os Chicago boys implantariam políticas econômicas radicais de abertura de mercados, desregulamentações e privatizações. O objetivo seria deixar a população e os movimentos sociais em estado de choque psicológico, desorientados e sem saber como reagir às imediatas mudanças econômicas. Confira aqui o documentário na íntegra.

.

.

(+) Golden Rule: The Investment Theory of Politics (2009)

.

.

 

(+) The Tide of Deregulation (2009)

A emissora pública de televisão PBS, nos EUA, produziu uma série de documentários sobre as origens e mecanismos da des-regulamentação financeira. O foco recai sobre a economia norte-americana e diversas pessoas são entrevistadas a fim de mostrar como o mercado de derivativos evoluiu a partir do governo de Ronald Reagan.  O auge do domentário é perceber que a equipe econômica montada por Obama é composta exatamente pelos criadores do problema! Destacam-se: Larry Summers, Timothy Geithner, Arthur Levitt e Rubin. Este foram os principais articuladores da des-regulamentação financeira dos últimos 20 anos, e agora foram escolhidos pelo presidente norte-americano para “solucionar” a crise! [Clique aqui para ver os vídeos em versão completa].

..

.

(+) Blue Gold: The Water Wars (2008)

O ouro azul do século 21 será a água potável. Baseado no livro “Blue Gold: The Right to Stop the Corporate Theft of the World’s Water”, Blue Gold é um excelente documentário sobre a escassez de água e o futuro da humanidade. A análise centra-se nas consequências ambientais e políticas da drástica redução do suprimento de água potável do planeta, sugerindo que as guerra do futuro serão lutadas pelo controle de suas fontes. Clique aqui para assistir ao documentário na íntegra.

.

.

(+) Sicko (2008)

.

.

(+) Food Inc. (2008)

Veja aqui o excelente documentário norte-americano Food Inc. sobre a produção capitalista de alimentos. Entenda melhor o que você come e como as empresas privadas de fato produzem o que vai para o seu prato. O documentário foi produzido em 2008 e mostra bem com0 o capital e a busca pelo lucro transformaram a produção de alimentos nos últimos anos. Monopolização de genes e sementes, uso de agrotóxicos e pesticidas, uso de hormônios de crescimento e o excessivo uso de antibióticos, criação intensiva de animais em lugares apertados e fechados, consumo excessivo de milho para o gado, controle corporativos dos supermercados e os crescentes casos de diabetes são alguns dos temas abordados.

.

.

(+) Brizola: Tempo de Luta (2008)

Clique aqui para ver na íntegra o documentário “Brizola: Tempo de Luta”

.

.

(+) The Hugo Chavez Show (2008)

Clique aqui para assistir na íntegra ao excelente documentário “The Hugo Chavez Show, produzido em 2008 pela PBS norte-americana sobre a trajetória paradoxal de Hugo Chávez desde 1992 até a eleição presidencial de 2008.

.

.

(+) Enron: Os Mais Espertos da Sala (2005)

Documentário sobre a ascensão e queda da empresa norte-americana Enron, que chegou a ser a sexta maior corporação nos Estados Unidos antes de ir à falência em menos de três semanas. A narrativa é de excelente qualidade e mostra bem as conexões entre a desregulamentação neoliberal dos anos 1990 e a crescente especulação que se formou no mercado de energia. A Enron esteve também conectada diretamente com a família Bush e com o partido Republicano na Califórnia. Clique aqui para assistir ao documentário na íntegra.

.

.

(+) Ernest Mandel: Uma Vida Revolucionária (2005)

O documentário completo está dividido em 10 partes. Abaixo segue a primeira delas, e os interessados devem seguir clicando nos links para as outras partes.

.

.

(+) Zizek! (2005)

.

.

(+) O Futuro dos Alimentos (2004)

Assista aqui ao excelente documentário O Futuro dos Alimentos (The Future of Food) sobre a patentização do DNA e o futuro da produção de comida no capitalismo. O documentário foi produzido em 2004 por Deborah Koons Garcia.

.

.

(+) Memoria del Saqueo (2004)

.

.

(+) Salvador Allende (2004)

.

.

(+) The Take (2004)

.

.

(+) The Power of Nightmares – The Rise of the Politics of Fear (2004)

Parte 1 + Parte 2 + Parte 3

.

.

(+) The Corporation (2003)

The Corporation (A Corporação) é um documentário canadense de 2003, dirigido e produzido por Mark Achbar e Jennifer Abbott, baseado em roteiro adaptado por Joel Bakan de seu livro The Corporation: The Pathological Pursuit of Profit and Power, com versão em português: A Corporação: a busca patológica por lucro e poder. O filme descreve o surgimento das grandes corporações como pessoas jurídicas, e discute, do ponto de vista psicológico que, em sendo pessoas, que tipo de pessoas elas seriam.

[Clique aqui para ver o documentário na íntegra]

.

.

(+) The First Wolrd War (2003)

Documentário “The First World War” produzido em 2003 pela BBC britânica a partir do livro homônimo de Hew Strachan. O documentário completo está dividido em 10 episódios com 50 minutos de duração cada. Com grande riqueza de detalhes e de imagens, os produtores recriaram os tensos momentos que permearam os 5 anos de batalhas.

[Clique aqui para ver o documentário na íntegra]

.

.

(+) The Fog of War (2003)

Documentário produzido pelo próprio Robert MacNamara sobre a crise dos mísseis nos anos 1960 e sobre a guerra do Vietnam. Há opção de legendas em português.

[Clique aqui para ver o documentário na íntegra]

.

.

(+) Surplus: Terrorized into Being Consumers (2003)

Documentário sueco que explora com a linguagem do vídeo-clip e do rewrite de imagens e sons os paradoxos da sociedade do consumo.

[Clique aqui para ver o documentário completo]

.

.

(+) The Revolution Will Not Be Televised (2002)

Documentário sobre a ascensão de Hugo Chavez na Venezuela.

.

.

(+) The Century of the Self (2002)

Confira aqui o documentário completo de Adam Curtis “The Century of the Self, produzido para a BBC em 2002, que mostra de maneira muito interessante como a psicanálise de Sigmund Freud foi usada ao longo do século XX para controlar o inconsciente coletivo. Edward Bernays, sobrinho de Freud, é o destaque do documentário, justamente por ser a figura central da aplicação da psicanálise para questões de relações públicas. As diferentes formas de controlar o inconsciente dos indivíduos serviram plenamente ao consumismo e à justificação para guerras. Não deixe de assistir.

.

.

(+) Marighella – Documentário da TV Cultura (2001)

.

.

(+) China: Um Século de Revoluções (1997)

Desde 1911 a China passou por diversas fases de grandes alterações políticas e econômicas. Em 1911 os revolucionários republicanos derrubaram de vez a monarquia e instauraram a primeira república chinesa. Anos mais tarde, nacionalistas e comunistas deram início a uma longa e sangrenta guerra civil pelo controle do país, em meio à também invasão e tentativa de colonização japonesa. A consequente vitória dos maoístas em 1949 abriria então uma nova fase de desenvolvimento econômico assentado no planejamento centralizado, na liderança carismática e incontestável de Mao Tse-Tung e na implementação de políticas socialistas através de uma estrutura hierarquizada pelo partido comunista chinês. Mas o grande líder camponês também viria a ter seus altos e baixos. Com todo o apoio popular que ganhou com a longa marcha dos anos 1940, Mao levou o povo chinês ao desastre de proporções históricas da revolução cultural, culminando com a morte por fome de aproximadamente 25 milhões de chineses. Com seu falecimento em 1976 e a ascensão de Deng Xiaoping ao comando do partido, a China entraria em uma nova fase de grandes mudanças econômicas e culturais. Xiaoping introduziu novas políticas de cunho capitalista e ganhou apoio popular com a revigoração da agricultura e da pecuária. As reformas e os novos incentivos econômicos propostos nos pós-1980 levariam a China a um período de rápido desenvolvimento com grandes investimento estatais e com o estreitamento das relações com as potências ocidentais. Com o crescimento da desigualdade social e com as crescentes pressões por liberdade de expressão, Xiaoping se viu envolto em levantes populares que já não mais podia controlar. A china do século XX foi, assim, um país de grandes batalhas e cenário de acontecimentos que marcaram o mundo moderno. Acompanhe aqui na íntegra o documentário “China: Um Século de Revoluções” que narra esses grandes feitos do povo chinês desde 1911.

.

.

(+) Che Guevara (?)

Compilação de vários documentários cubanos sobre a trajetória de Che Guevara.

.

.

(+) Florestan Fernandes – O Mestre (1995)

.

.

(+) Malcolm X: Make it Plain (1994)

Documentário da rede de televisão norte-americana PBS sobre a vida pessoal e política de Malcolm X. “Malcolm X: Make it Plain” foi ao ar originalmente em 1994 e mostrou com detalhes a luta encampada por Malcolm X nos anos 1950 e 1960 contra a discriminação racial e opressão contra os negros nos EUA. Malcolm X foi um líder político e ativista que usou o islamismo para organizar a população afro-descendente contra a supremacia branca, mas que nos anos prévios a sua morte se radicalizou e passou a discursar sobre exploração, imperialismo e colonialismo. Malcolm X foi assassinado em 1965 por negros muçulmanos que rejeitavam o seu radicalismo que atingia frontalmente a própria “Nação do Islã”, organização da qual havia sido ministro por vários anos. Malcolm X foi um dos maiores líderes e oradores do século XX pela união e soberania dos povos negros. Clique aqui para ver o documentário na íntegra com duas horas de duração.

.

.

(+) Para Além do Cidadão Kane (Beyond Citizen Kane) (1993)


.

.

(+) Manufacturing Consent (1992)

.

.

(+) Salvador (1986)

Filme do diretor norte-americano Oliver Stone sobre a guerra civil em El Salvador durante os anos 1980.

[Clique aqui para ver o filme completo]

.

.

(+) Rosa Luxemburg (1985)

Biografia da militante e teórica Rosa Luxemburg (1871-1919), dirigida por Margarethe von Trotta. Rosa Luxemburg foi uma eminente representante do pensamento e da ação social-democrata na Europa. Com todas as suas forças ela tentou impedir a 1ª Guerra Mundial, que explodiu em 1914 e terminou em 1918. Ao lado de Karl Liebknecht, foi a representante mais importante das posições antimilitaristas e internacionalistas dentro do Partido Social-Democrata Alemão (SPD).

[Clique aqui para assistir ao filme com legendas em português]

.

.

(+) In the Name of the People : El Salvador’s Civil War (1985)

Documentário sobre a guerra civil em El Salvador durante os anos 1980.

[Clique aqui para ver o documentário completo]

.

.

(+) Jango (1984)

“Como, quando e porque se derruba um presidente”.

[Clique aqui para assitir ao filme na íntegra]

.

.

(+) North China Factory (1980)

Este documentário de 1980 mostra uma fábrica comunista na China, onde mais de 6 mil trabalhadores, homens e mulheres, tecem milhões de roupas de algodão por ano para suprir a demanda do país mais populoso do mundo. Neste documentário pode-se ver as residências, e as instalações para recreação, socialização e educação dos empregados, tudo localizado dentro da fábrica. O roteiro é um estudo do estilo de vida dos trabalhadores no China dos anos 1980, que contrasta em muito com o estilo de países ocidentais.

[Clique aqui para ver o documentário completo]

.

.

(+) The Age of Uncertainty: Episode 3 – Karl Marx, The Massive Dissent (1977)

Documentário escrito e dirigido pelo economista de Harvard John Kenneth Galbraith. “The Age of Uncertainty” foi uma série de documentários produzidos pela BBC sobre história, economia e política e apresentados pelo próprio Galbraith.

.

.

(+) The Barefoot Doctors in Rural China (1975)

Entre a revolução comunista e o começo da transição ao capitalismo na China, Mao Tse-Tung manteve um sistema de saúde público que atendia não somente ao centros urbanos senão também às regiões rurais, que representam 80% do território chinês. A solução para atender à maioria da população foi capacitar os chamados “doutores rurais”, pagos pelo governo, que viviam nas áreas de campesinos e que mantinham uma relação direta e permanente com seus pacientes. Com as reformas capitalistas dos anos 1980 esse sistema foi completamente destruído. Confira aqui o documentário “The Barefoot Doctors of Rural China” de 1975, que mostra como funcionava esse sistema, como os medicamentos eram produzidos e como os chineses usavam tanto técnicas ocidentais quanto orientais.

[The Barefoot Doctors in Rural China]

.

.

(+) Memórias do Subdesenvolvimento (1968)

Filme sobre o nascimento da revolução socialista em Cuba.

.

.

(+) A Batalha de Argel (1966)

A Batalha de Argel é a grande obra do diretor italiano Gillo Pontecorvo que documenta a luta dos rebeldes muçulmanos pela libertação da Argélia da colonização francesa. A trama se passa na capital Argel durante a guerra de independência que durou de 1954 a 1962, quando finalmente as tropas da França deixaram a região no norte da África. Pontecorvo foca nos anos entre 1954 e 1957, período no qual o movimento independentista ganhou força no bairro Casbah através das táticas de guerrilha urbana da Frente de Libertação Nacional (FLN), então reprimida fortemente pelos paramilitares franceses. Ainda que tenha sido derrotado, o movimento urbano desencadearia uma onda de conscientização e radicalização popular que levaria aos grande confrontos de 1961 e posterior derrota do colonialismo francês em 1962. Um dos filmes mais influente de todos os tempos, A Batalha de Argel é um clássico do cinema crítico que imortalizou a subversão urbana contra o colonialismo europeu.

[Clique aqui para assistir ao filme A Batalha de Argel com legendas em português]

.

.

(+) The Salt of the Earth (1954)

[The Salt of the Earth]

.

.

.

.

.

(+) Top Documentary Films .com

O site TopDocumentaryFilms disponibiliza vários documentários críticos. Clique aqui para conferir.

.

.

(+) FreeDocumentaries.org

Este website disponibiliza diversos documentários que têm como temática central criticar o capitalismo. Clique aqui para conferir.

.

.

(+) Doc Verdade

O Blog DocVerdade disponibiliza muitos documentários comprometidos em criticar o capitalismo. Clique aqui para conferir.

.

.

(+) Fiúme Vídeos

Excelente página com diversos documentários anti-capitalistas. Clique aqui para conferir.

.

.

.

.

.

.

.

.