Audio

.

.

.

Palestras e Conferências

.

(+) No dia 11 de outubro de 2012, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – FEA USP, o prof. Eleutério Prado (FEA/USP) e o prof. Jorge Grespan (FFLCH/USP) debateram a crise internacional a partir do paradigma teórico marxista em um evento organizado pelo Centro Acadêmico Visconde de Cairu e pela profª. Leda Paulani. Eleutério organizou sua apresentação em duas visões marxistas sobre crise, a primeira se baseando no problema da realização (ou demanda efetiva) a partir da leitura de John Bellamy Foster, ponto de vista da Monthly Review. A segunda visão foi sobre a crítica de Andrew Kliman que se utiliza da ideia de lei tendencial da queda da taxa de lucro para propor outra aproximação ao tema. Jorge Grespan analisou o sentido da crise e a necessidade de sua ocorrência, tema este também de seu livro “O Negativo do Capital”. Ao final, Leda Paulani aproveitou para ressaltar alguns problemas na tese de Kliman. No blog do Prof. Eleutério há um texto publicado chamado Kliman: a grande falha do capitalismo, no qual ele apresenta os argumentos e os gráficos utilizados durante o debate na FEA. A gravação foi feita originalmente pelo Bruno Miller Theodósio.

Para aqueles que não puderam ir, o áudio está disponível aqui.

.

.

(+) Entre os dias 10 e 13 de novembro de 2011 tive a oportunidade de participar da conferência internacional Historical Materialism 2011, realizada na SOAS em Londres. A conferência foi excelente e contou com a presença assídua de muita gente interessada em economia política. Honestamente, nunca havia visto uma conferência com tantos participantes ávidos por discutir temas de urgente importância. Na sexta à noite fomos brindados pela também excelente palestra de David Harvey sobre lógica e história em Marx. Aproveitei para gravar o áudio do evento, o qual aqui disponibilizo na íntegra:

Clique aqui par escutar online ou fazer o download da gravação da palestra de Harvey no HM2011: “History versus Theory: a Commentary on Marx’s Method in Capital

.

.

(+) Confira aqui as gravações da conferência “Digging Out from Crisis and Austerity in Europe and The United States: Finance, Job Creation, Public Ownership and Green Recovery“, realizada no Political Economy Research Institute (PERI) em 22 de abril de 2011. O evento contou com a participação de Dominique Plihon, Robert Guttman, Mark Kesselman, Jerry Epstein, Bob Pollin, entre outros.

.

.

(+) O renomado professor Duncan Foley, do departamento de economia da New School, fez uma visita ao departamento de economia da University of Massachusetts e apresentou dois artigos sobre marxismo, capitalismo e socialismo. Confira aqui no blog Marx21 o áudio completo da conferência de Foley. Coloquei dois links abaixo, que levam ao mesmo arquivo:

[Clique aqui para escutar o áudio completo]

[Clique aqui para o link alternativo ao áudio completo]

Abaixo estão os rascunhos dos artigos, em PDF, que Foley preparou para sua conferência: “Towards a Critical Theory of Socialism: From Vienna to Santa Fe” – Parte IParte II

.

.

(+) A economista indiana Jayati Ghosh, da Jawaharlal Nehru University em Nova Delhi, argumenta que  o que explicaria a alta volatilidade nos preços internacionais dos alimentos não é nem demanda nem oferta de e por alimentos, mas sim a especulação via mercado de contratos futuros. Para fundamentar sua tese, ela apresenta dados interessantes. Confira abaixo os detalhes da palestra “The Impact of Financial Speculation on Commodity Prices in Developing Countries”.Clique aqui para escutar o áudio da conferência de Ghosh na University of Massachusetts em 6 de abril de 2010. Ou clique aqui para ler o artigo preparado para tal conferência.

.

.

(+) O professor e economista Costas Lapavitsas, da SOAS – University of London, foi palestrante no II Congresso de Economia do Desenvolvimento, realizado em dezembro de 2009 na Universidade de Málaga, Espanha. O conteúdo de sua apresentação foi discutir os conceitos de financerização utilizados por economistas marxistas e pós-keynesianos. Após tal introdução, o professor apresentou o que ele entende por financeirização e como algumas conceituções comumente utilizadas não são capazes de apreender partes dos processos que culminaram na atual crise econômica. [Clique aqui para ouvir o áudio em MP3]. [Clique aqui para ver os slides da apresentação em PPTX]. [Clique aqui para ir à página do congresso].

.

.

(+) O vice-presidente da Bolívia, Alvaro Garcia Linera, é notório marxista e político. Recentemente foi palestrante sobre o tema “Marxismo e Indigenismo” na Universidade de Cornell, nos EUA. Alvaro foi eleito juntamente com Evo Morales, o primeiro presidente identificado como representante indígena na Bolívia. [Clique aqui para escutar o áudio].

.

.

(+) Na conferência final do congresso Rethinking Marxism 2009, realizado em Novembro em Massachusetts, nos EUA, presenciamos um debate entre Halil Berktay e Partha Chatterjee sobre o tema “Marxismo e Nacionalismo”. [Clique aqui para escutar o áudio].

.

.

(+) “Past, Present and Future of the UMass Econ Dept”, gravado em 6 de outubro de 2009. Debate acerca dos rumos do departamento de economia da University of Massachusetts at Amherst. Os professores debatedores são Samuel Bowles, Stephen Resnick e Donald Katzner:

[Parte 1] + [Parte 2]

.

.

(+) “When Capitalism Hits the Fan”. Conferência ministrada por Richard Wolff (professor do Departamento de Economia da University of Massachusetts at Amherst) sobre a crise financeira que começou em 2008 com os títulos sub-prime nos EUA. Local: Departamento de Economia da University of Massachusetts at Amherst, MA, USA. Data: 08/Outubro/2008. Clique aqui para ouvir o áudio da palestra e da discussão com o público presente.

.

.

(+) Escute aqui a palestra do professor David Harvey no painel de discussão intitulado “The Disruption: Left Interpretations of the Financial Crisis”, organizado lepo Center for Place, Culture and Politics, the Center for Humanities e Brecht Forum na City University of New York Graduate Center – 29 de Outubro de 2008. Clique aqui para escutar (em inglês), ou clique aqui para ir ao site original (que contém também os slides da apresentação).  Ou ainda escute aqui uma conferência do mesmo professor David Harvey sobre os enigmas do capital, realizada em 14 de novembro de 2008 na City University of New York Graduate Center. Clique aqui para ouvir (em inglês).

.

.

(+) Joseph Stiglitz, prêmio Nobel em Economia, expõe (em Out/2008) suas opiniões sobre a crise nos EUA em uma palestra na University of Manchester. Clique aqui para ouvir.

.

.

.

Entrevistas

.

(+) Em entrevista para o programa de rádio de Ian Masters, o economista Ozgur Orhangazi analisou o crescimento e a dinâmica atual das atividades financeiras nos EUA. Autor de artigos sobre o tema, bem como do livro “Financialization of the U.S. Economy”, Orhangazi descreve de maneira interessante como foi possível às finanças abocanharem parcela crescente da renda nacional. A chamada financeirização da economia norte-americana certamente está conectada com o gradual outsourcing da produção dos EUA para países asiáticos, bem como com a estagnação dos salários reais desde os anos 1970. Remuneração baixa dos salários, perda de empresas manufatureiras e a precarização das leis trabalhistas conjuraram para o endividamento exponencial das famílias, que além de receberem baixos salários, tiveram que enfrentar crescente dívidas pessoais para manter o padrão de vida. Movimento similar foi também observado nas relações entre indústria e finança, através das quais o sistema financeiro deixou de ser um canalizador de recursos para passar a ser, em termos líquidos, um recebedor de recursos:

[Clique aqui para escutar a entrevista]

.

(+) A rádio BBC de Londres entrevista David Harvey e Ha Joon Chang sobre o atual estado do capitalismo mundial. Ambos são reconhecidos críticos dos padrões de desenvolvimento mundial, ainda que por diferentes razões. Harvey é marxista e Chang é desenvolvimentista à la Coréia do Sul. Confira aqui o áudio da entrevista:

[Clique aqui para escutar o áudio]

.

.

(+) Sobre a recente desmilitarização de Porto Rico, ouça a entrevista de Roberto Rabin no programa Canción Urgente da Rádio da University of Massachusetts (WMUA 91.1 FM), comandado pela apresentadora Anilyn Diaz. O texto deste blog sobre este tema encontra-se aqui.

.

.

(+) O professor James Crotty, do Departamento de Economia da University of Massachusetts (at Amherst), deu uma entrevista na qual expõe sua opinião sobre os mecanismos e as razões para a atual crise que abala o sistema financeiro norte-americano. Parte 1Parte 2 Fonte: http://corporatewatchdogmedia.blogspot.com/

.

.

(+) Entrevista com Eric Hobsbawn para a rádio londrina BBC sobre a crise nos EUA. Clique aqui para o áudio.

.

.

.

Aulas e Cursos

.

(+) O Prof. James Crotty, da University of Massachusetts at Amherst, atualmente ministra seu curso de Macroeconomia II na pós-graduação do departamento de economia. A leitura da Teoria Geral de J. M. Keynes, devidamente acompanhada por leituras de O`Donnell, Shackle, Minsky, Cardim de Carvalho, David Dequesh, é central. Na sequência, a segunda parte se dedica aos mercados financeiros e ao processo de financeirização. Confira abaixo os áudios em MP3. Como o curso está atualmente em andamento, adicionarei os arquivos semanalmente:

[Aula 1] + [Aula 2] + [Aula 3] + [Aula 4] + [Aula 5] + [Aula 6] + [Aula 7] + [Aula 8] + [Aula 9] + [Aula 10] + [Aula 11] + [Aula 12] + [Aula 13] +[Aula 14] + [Aula 15] + [Aula 16] + [Aula 17] + [Aula 18] + [Aula 19] + [Aula 20] + [Aula 21] + [Aula 22] + [Aula 23] + [Aula 24] + [Aula 25] + [Aula 26]

.

.

(+) Escute aqui três aulas sobre Marx e Althusser segundo a interpretação pós-modernista do professor Richard Wolff, do Departamento de Economia da University of Massachusetts. Trata-se da apresentação de uma solução para o chamado problema da “inversão” marxista da dialética hegeliana. O professor Wolff faz uso do conceito althusseriano de sobre-determinação para mostrar que a dialética de Marx requer uma nova noção de causalidade e a rejeição de qualquer determinismo econômico, inclusive – parafraseando Engels – “em última instância”.

[Parte 1]   +   [Parte 2]   +   [Parte 3]

.

.

(+) Acompanhe aqui as aulas do professor Stephen Resnick, da Universidade de Massachusetts em Amherst, em seu curso de pós-graduação sobre teoria marxista. Sua abordagem conta com influências pós-modernas e constitui uma crítica ao caráter determinista das abordagens mais usuais na tradição marxista. Resnick faz uso de Lenin, Mao, Lukács, Althusser, Saussure, Rorty, Freud, Derrida e Foucault para então desenvolver sua própria perspectiva, dita sobre-determinista, cujo ponto de entrada é uma nova teoria de classes. Resnick rejeita a ideia de que uma classe social seja definida por um grupo de pessoas, e assevera que classe é um processo de produção, apropriação e distribuição do excedente econômico. O que distingue o marxismo em relação a outros paradigmas é a definição de classe em termos do excedente: diferentes sociedades de classe, como a escravista, feudal e capitalista, se distinguem umas das outras pela forma como o excedente é produzido, apropriado e distribuído. A tentativa é a de demarcar a epistemologia que caracteriza o marxismo, enquanto discurso e prática política, como epistemologia da sobre-determinação e portanto longe das usuais perspectivas que enfatizam relações hipoteticamente bem definidas de causa e efeito. Resnick rejeita contuntendemente a versão oficial do materialismo histórico enquanto determinismo econômico em última instância. A análise é deveras provocativa.

[Econ709 – Political Economy II – prof. Resnick]

.

.

(+) Para os interessados em estudar a Fenomenologia do Espírito de Hegel, o website www.bernsteintapes.com disponibiliza o curso completo do professor J. M. Bernstein, da New School University, que foi ministrado em 2006. Os áudios completos em PM3 estão disponíveis, jutamente com a ementa do curso. Clique aqui para acessá-lo! E também clique aqui para obter a lista completa dos áudios em MP3 de todos os cursos gravados do prof. Bernstein, que incluem dois cursos sobre Hegel (um de 1994 e outro de 2006) e mais dois cursos completos sobre Kant.

.

.

.

Defesas de Dissertação

.

(+) Defesa de dissertação de mestrado de Tomas Rotta, cujo trabalho intitula-se “Dinheiro Inconversível, Derivativos Financeiros e Capital Fictício: A Moderna Lógica das Formas”. Local: FEA-USP, São Paulo. Data: 05/Agosto/2008.  Cliquem aqui para o áudio em WAV das argüições na defesa; ou cliquem aqui para o áudio em MP3. A ordem das falas é: (a) Abertura da defesa com Leda Paulani; (b) Argüição inicial de Tomas Rotta; (c) Arguição de Maria de Lourdes Mollo; (d) Respostas de Tomas Rotta; (e) Argüição de Eleutério Prado; (f) Respostas de Tomas Rotta; (g) Comentários de Leda Paulani; (h) Pedido de intervalo para deliberação por Leda Paulani. Cliquem aqui para o áudio em WAV do resultado da deliberação da banca; ou cliquem aqui para o áudio em MP3.

.

.

.

.

.

.