Home > Economia e Política no Mundo > A Primeira Guerra Global e o Nacionalismo

A Primeira Guerra Global e o Nacionalismo

A primeira guerra mundial, que durou de 1914 a 1918, foi o primeiro confronto capitalista em escala global. As causas certamente foram várias, mas não há como negar que a busca por lucros não tenha tido papel central. O confronto envolveu não somente os antigos impérios como também as colônias que controlavam, entra elas colônias na África, no Oriente Médio, na China e no oceano pacífico. Uma verdadeira guerra pelo controle do mundo, comandada pelos capitalistas e pelos generais, mas que foi de fato lutada pelos trabalhadores. Estes mesmos trabalhadores, que em seus respectivos países são explorados pelos capitalistas, são então enviados a lutar em uma guerra criada pelos próprios patrões. Além de já serem explorados, tiveram que dar suas vidas por aqueles que os exploravam. E os exploradores mesmos nunca tocaram os campos de batalha. Conflitos de classe ocultos pelo manto do nacionalismo.

.

“Lutamos pelo bem da Alemanha”, “lutamos pelo bem da Inglaterra” – bradavam os soldados e generais … mas quem é Alemanha? Quem é Inglaterra? Ou melhor, o que é um país? Um país certamente é uma abstração, uma generalidade. Não podemos tomar uma xícara de café com um país. Mas podemos sim tomar uma xícara de café com aquelas pessoas concretas, as particularidades, que se dizem representantes de seus países. E quem seriam esses representantes? Seriam elas trabalhadoras?

.

A primeira guerra mundial foi um evento catastrófico. Com 10 milhões de mortos em combate e terras devastadas por componentes químicos das munições, foi um desastre capitalista de proporções globais. E o que até hoje me chama a atenção é que a análise de classe permanece encoberta pela ilusão do nacionalismo. Até hoje se repetem frases como “a Alemanha entrou em guerra com a França e a Inglaterra”. O problema é que países não entram em guerra. Países são abstrações. O que de fato entra em guerra são as particularidades, a grande maioria delas soldados. E soldados são sempre trabalhadores. E não são os soldados que decidem por fazer guerra. Quem decide pelo conflito são os que provavelmente, como raras exceções, não morrerão nele.

.

O nacionalismo, exaltado durantes as guerras, opera por encobrir os conflitos de classe. A comum análise do ponto de vista de países e nacionalidades somente serve para apagar da história que a guerra no capitalismo é uma guerra controlada pelos capitalistas e lutada pelos trabalhadores. A análise em termos de nações oculta o componente da exploração e do fato de que são os explorados que se convertem em soldados.

.

Convido os leitores e leitoras deste artigo a assistirem ao documentário “The First World War” produzido em 2003 pela BBC britânica a partir do livro homônimo de Hew Strachan. O documentário completo está dividido em 10 episódios com 50 minutos de duração cada. Com grande riqueza de detalhes e de imagens, os produtores recriaram os tensos momentos que permearam os 5 anos de batalhas.

.

Como este documentário também reproduz a comum análise da guerra via conceitos de nações e de nacionalismo, convido vocês a assistirem ao mesmo tomando em conta uma análise de classe. Por análise de classe me refiro a uma análise que divide as pessoas entre exploradas e exploradores, ou entre os que produzem riqueza e os que meramente se apropriam dela. Uma sociedade de classe é uma sociedade na qual os apropriadores da riqueza não são os mesmo que produzem riqueza, independentemente de suas nacionalidades. Por análise nacionalista me refiro à análise padrão que não enxerga distinções de classe, senão somente distinções entre geografias e nacionalidades.

.

Abaixo disponibilizo os 10 episódios do documentário, automaticamente encadeados:

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

  1. Aline Santos
    18 February, 2014 at 8:45

    adorei o texto.

  1. No trackbacks yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s