Home > Economia e Política no Mundo > China: 100 Anos de Revoluções

China: 100 Anos de Revoluções

Desde 1911 a China passou por diversas fases de grandes alterações políticas e econômicas. Em 1911 os revolucionários republicanos derrubaram de vez a monarquia e instauraram a primeira república chinesa. Anos mais tarde, nacionalistas e comunistas deram início a uma longa e sangrenta guerra civil pelo controle do país, em meio à também invasão e tentativa de colonização japonesa. A consequente vitória dos maoístas em 1949 abriria então uma nova fase de desenvolvimento econômico assentado no planejamento centralizado, na liderança carismática e incontestável de Mao Tse-Tung e na implementação de políticas socialistas através de uma estrutura hierarquizada pelo partido comunista chinês. Mas o grande líder camponês também viria a ter seus altos e baixos. Com todo o apoio popular que ganhou com a longa marcha dos anos 1940, Mao levou o povo chinês ao desastre de proporções históricas da revolução cultural, culminando com a morte por fome de aproximadamente 25 milhões de chineses. Com seu falecimento em 1976 e a ascensão de Deng Xiaoping ao comando do partido, a China entraria em uma nova fase de grandes mudanças econômicas e culturais. Xiaoping introduziu novas políticas de cunho capitalista e ganhou apoio popular com a revigoração da agricultura e da pecuária. As reformas e os novos incentivos econômicos propostos nos pós-1980 levariam a China a um período de rápido desenvolvimento com grandes investimento estatais e com o estreitamento das relações com as potências ocidentais. Com o crescimento da desigualdade social e com as crescentes pressões por liberdade de expressão, Xiaoping se viu envolto em levantes populares que já não mais podia controlar. A china do século XX foi, assim, um país de grandes batalhas e cenário de acontecimentos que marcaram o mundo moderno. Acompanhe aqui na íntegra o documentário “China: Um Século de Revoluções” que narra esses grandes feitos do povo chinês desde 1911.

.

.

O documentário “China: Um Século de Revoluções” pode ser visto na íntegra abaixo em três episódios, produzidos entre os anos de 1989 e 1997, e que foram ao ar em 1989, 1994 e 1997 pela PBS norte-americana.

.

.

1. China: A Century of Revolution [1911 -1949] – Part 1

.

.

2. China: A Century of Revolution [1949-1976] – Part 2

.

.

3. China: A Century of Revolution [1976-2011] – Part 3

.

.

.

.

Entre a revolução comunista e o começo da transição ao capitalismo na China, Mao Tse-Tung manteve um sistema de saúde público que atendia não somente ao centros urbanos senão também às regiões rurais, que representam 80% do território chinês. A solução para atender à maioria da população foi capacitar os chamados “doutores rurais”, pagos pelo governo, que viviam nas áreas de campesinos e que mantinham uma relação direta e permanente com seus pacientes. Com as reformas capitalistas dos anos 1980 esse sistema foi completamente destruído. Confira aqui o documentário “The Barefoot Doctors of Rural China” de 1975, que mostra como funcionava esse sistema, como os medicamentos eram produzidos e como os chineses usavam tanto técnicas ocidentais quanto orientais.

.

.

.

..

.

.

.

.

.

  1. No comments yet.
  1. No trackbacks yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s