Home > Teoria > Visões Marxistas da Crise Internacional – Eleutério Prado e Jorge Grespan

Visões Marxistas da Crise Internacional – Eleutério Prado e Jorge Grespan

16 October, 2012 Leave a comment Go to comments

No dia 11 de outubro de 2012, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – FEA USP, o prof. Eleutério Prado (FEA/USP) e o prof. Jorge Grespan (FFLCH/USP) debateram a crise internacional a partir do paradigma teórico marxista em um evento organizado pelo Centro Acadêmico Visconde de Cairu e pela profª. Leda Paulani. Eleutério organizou sua apresentação em duas visões marxistas sobre crise, a primeira se baseando no problema da realização (ou demanda efetiva) a partir da leitura de John Bellamy Foster, ponto de vista da Monthly Review. A segunda visão foi sobre a crítica de Andrew Kliman que se utiliza da ideia de lei tendencial da queda da taxa de lucro para propor outra aproximação ao tema. Jorge Grespan analisou o sentido da crise e a necessidade de sua ocorrência, tema este também de seu livro “O Negativo do Capital”. Ao final, Leda Paulani aproveitou para ressaltar alguns problemas na tese de Kliman.

.

.

.

No blog do Prof. Eleutério há um texto publicado chamado Kliman: a grande falha do capitalismo, no qual ele apresenta os argumentos e os gráficos utilizados durante o debate na FEA.

.

.

Para aqueles que não puderam ir, o áudio está disponível aqui.

.

.

(*) Este artigo foi originalmente publicado pelo Bruno Miller Theodósio, que também fez a gravação do áudio do evento. O reproduzo aqui para divulgar este importante debate sobre o capitalismo mundial contemporâneo.

.

.

.

.

.

.

.

  1. Bruno Miller Theodosio
    16 October, 2012 at 22:13

    Tomas, muito boa a sua divulgação, agradeço imensamente. Com toda certeza foi um importante evento para trazer o debate da crise atual a partir do paradigma marxista para a FEA com três grandes nomes, professores Eleutério e Grespan e professora Leda.

    Agradeço também a referência ao meu nome.

    Espero que as pessoas aproveitem.

    Abraços,
    Bruno Theodosio

    • 17 October, 2012 at 0:02

      Bruno,

      Foi importante você ter gravado o evento. Se ninguém grava, fica meio que perdido no tempo. A internet ajuda muito na divulgação, mas alguém tem que gravar.

      Infelizmente o 4shared agora impede o acesso ao arquivo se a pessoa não estiver cadastrada. Sugiro que você transforme o arquivo mp3 em arquivo de vídeo e faça o upload para o Youtube. Fica muito mais fácil acessar pelo Youtube do que pelo 4shared. Se você não tiver tempo de fazê-lo, eu posso. É só me avisar que eu faço a conversão.

      Abraços, e obrigado a você por ter gravado e organizado o evento.

  1. No trackbacks yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s