Visões Marxistas da Crise Internacional – Eleutério Prado e Jorge Grespan
No dia 11 de outubro de 2012, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – FEA USP, o prof. Eleutério Prado (FEA/USP) e o prof. Jorge Grespan (FFLCH/USP) debateram a crise internacional a partir do paradigma teórico marxista em um evento organizado pelo Centro Acadêmico Visconde de Cairu e pela profª. Leda Paulani. Eleutério organizou sua apresentação em duas visões marxistas sobre crise, a primeira se baseando no problema da realização (ou demanda efetiva) a partir da leitura de John Bellamy Foster, ponto de vista da Monthly Review. A segunda visão foi sobre a crítica de Andrew Kliman que se utiliza da ideia de lei tendencial da queda da taxa de lucro para propor outra aproximação ao tema. Jorge Grespan analisou o sentido da crise e a necessidade de sua ocorrência, tema este também de seu livro “O Negativo do Capital”. Ao final, Leda Paulani aproveitou para ressaltar alguns problemas na tese de Kliman.
.
.
.
No blog do Prof. Eleutério há um texto publicado chamado Kliman: a grande falha do capitalismo, no qual ele apresenta os argumentos e os gráficos utilizados durante o debate na FEA.
.
.
Para aqueles que não puderam ir, o áudio está disponível aqui.
.
.
(*) Este artigo foi originalmente publicado pelo Bruno Miller Theodósio, que também fez a gravação do áudio do evento. O reproduzo aqui para divulgar este importante debate sobre o capitalismo mundial contemporâneo.
.
.
.
.
.
.
.
Tomas, muito boa a sua divulgação, agradeço imensamente. Com toda certeza foi um importante evento para trazer o debate da crise atual a partir do paradigma marxista para a FEA com três grandes nomes, professores Eleutério e Grespan e professora Leda.
Agradeço também a referência ao meu nome.
Espero que as pessoas aproveitem.
Abraços,
Bruno Theodosio
Bruno,
Foi importante você ter gravado o evento. Se ninguém grava, fica meio que perdido no tempo. A internet ajuda muito na divulgação, mas alguém tem que gravar.
Infelizmente o 4shared agora impede o acesso ao arquivo se a pessoa não estiver cadastrada. Sugiro que você transforme o arquivo mp3 em arquivo de vídeo e faça o upload para o Youtube. Fica muito mais fácil acessar pelo Youtube do que pelo 4shared. Se você não tiver tempo de fazê-lo, eu posso. É só me avisar que eu faço a conversão.
Abraços, e obrigado a você por ter gravado e organizado o evento.