Home > Teoria > Direitos de Propriedade e Desenvolvimento

Direitos de Propriedade e Desenvolvimento

27 September, 2012 Leave a comment Go to comments

A teoria institucionalista neoclássica afirma que a segurança garantida aos direitos de propriedade é crucial para o desenvolvimento. Violações, incertezas e inseguranças a respeito da propriedade privada seriam, assim, deletérias ao progresso de uma sociedade. Na contramão da ortodoxia, o economista Suresh Naidu, professor de economia da Universidade de Columbia e ex-aluno da UMass Amherst, investiga que em alguns casos o conto neoclássico funcionava aos revés. Suresh investiga que no sul dos EUA no pré-Guerra Civil, o desrespeito ao direito de propriedade sobre escravos ajudou o desenvolvimento da região. Em um regime escravista, o principal direito de propriedade se dava sobre os escravos, mas foram justamente as regiões em que os juízes desrespeitavam tal direito que receberam mais investimentos em infra-estrutura e manufatura. O reforço fraco ao sistema de propriedade então vigente desencorajava investimentos em escravos e facilitava investimento que áreas da economia que mais tarde impulsionariam o progresso e o crescimento.

.

.

“O suporte político aos direitos de propriedade não vinha dos puritanos de Massachusetts, mas sim dos senhores de escravo da Virgínia. Aqueles interessados em assegurar seus direitos de propriedade o faziam não em relação à terra, o faziam em relação a pessoas, os escravos” – afirma Suresh sobre os EUA pré-Guerra Civil.

Veja abaixo uma recente entrevista sobre o tema:

.

.

.

Clique aqui para ler a versão preliminar do estudo de Suresh Naidu, intitulado “Contested Property: Fugitive Slaves in the Antebellum U.S. South”, em parceria com Jeremiah Dittmar.

.

(*) Agradeço ao colega Daniel MacDonald por ter enviado o link do artigo.

.

.

.

.

.

.

.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s