Home > Teoria > Por Que os Ricos Gostam Tanto de Caridade para Pobre?

Por Que os Ricos Gostam Tanto de Caridade para Pobre?

24 January, 2012 Leave a comment Go to comments

É comum, e cada vez mais comum, ver gente rica fazendo caridade ou filantropia. Por que será? Alguns acham que é porque os ricos têm bom coração e carinho pelo próximo, ainda que sejam ricos. Mas é possível também que haja uma explicação um pouco diferente para a atual situação. Acredito que os ricos gostem de caridade por terem medo de que os pobres tomem conta de si mesmos.

..

.

Deixando questões de carinho e pena pelo próximo de lado, acredito que os ricos gostem de caridade por terem medo de que os pobres tomem conta de si mesmos. Preferem os ricos garantir que os pobres não sejam auto-suficientes. Querem os pobres como seus dependentes, materiais e morais. O maior pavor dos ricos é um pobre que tome conta de si mesmo. Pior ainda se os pobres conseguirem tomar conta de si mesmos coletivamente. Nada pior para os ricos, afinal sua própria existência se veria seriamente ameaçada. Para isto, então, existe a caridade.

A solução para a pobreza não é a caridade, mas sim acabar com a pobreza. A pobreza existe porque as sociedades até o presente momento foram sociedades de classes sociais. Enquanto existirem classes, existirá pobreza. A caridade, ao contrário, pressupõe a existência de classes, e por isso não pode acabar com elas, muito menos com a pobreza.

A pobreza de fato acabará quando os pobres descobrirem como se organizar coletivamente para ser auto-suficientes, quando não dependerem mais dos ricos para existir. Pena e compaixão quase todos temos. O que nem todos têm é vontade de ver os pobres tornando a existência dos ricos redundante para o funcionamento da economia.

.

.

.

.

  1. Almir
    12 February, 2012 at 8:04

    “Uma minoria que domina a maioria”
    Um grupo economicamente selecionados de seres humanos que conseguem manter o resto da população mundial sempre na base da piramide economica através da midia ,da moda ,da falsa sensaçao de poder que eles proporcionam para alguns etc.

  1. No trackbacks yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s