Home > Economia e Política no Mundo > Deflação de Salários e Inflação de Ativos: A Importância do Efeito Riqueza

Deflação de Salários e Inflação de Ativos: A Importância do Efeito Riqueza

25 October, 2011 Leave a comment Go to comments

Os EUA de 1970 a 2010 foram o país em que os ganhos salariais ficaram demasiadamente defasados em relação aos ganhos de produtividade do trabalho. Ainda mais, para 80% dos trabalhadores norte-americanos o salário real decresceu nas últimas décadas. Mas o consumo das famílias seguiu subindo. Dois fatores explicam como foi possível para as famílias continuarem a consumir mais com salários decrescendo: endividamento familiar e os ganhos de capital via efeito riqueza. Acompanhe aqui alguns gráfico bem interessantes.

.

.

O primeiro gráfico mostra bem como os salários reais de 80% dos trabalhadores norte-americanos ficou defasado com grandes proporções em relação ao que eles mesmos produziram. A diferença foi para o pagamento de salários e compensações dos outros 20% dos trabalhadores (no qual estão gerentes, diretores e CEOs, e seus respectivos bônus com stock options). Outra parte da diferença foi para juros e lucros.

.

.

.

Podemos ver claramente o que acontece quando o governo toma medidas explícita para enfraquecer ou mesmo destruir os sindicatos, além de “flexibilizar” o mercado de trabalho com remoções de direitos trabalhistas. O gráfico não deixa dúvida sobre do que se tratou o projeto neoliberal. Mais sobre o tema já publicado no Marx21 aqui.

.

Mas o consumo das famílias continuou crescendo. Em parte por conta do endividamento familiar. Em parte também por conta dos ganhos de capital das famílias no mercado imobiliário. O lar é o principal ativo que uma família detém, e valorizações do imóvel depois da compra aparecem como efeitos riqueza para a família, independentemente dos salários. Com estes efeitos riqueza via inflação dos preços das casas, as famílias puderam se endividar mais e consumir mais.

O gráfico abaixo (que encontrei aqui) mostra bem a inflação generalizada nos preços da moradia nos EUA nos últimos 120 anos.

.

.

.

Fica patente que o efeito riqueza para as famílias teve grandes impactos reais.

.

.

.

  1. No comments yet.
  1. No trackbacks yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s