Home > Bolsas de Estudo e Prêmios > Chamada Pública IPEA: Integração Brasil-Venezuela

Chamada Pública IPEA: Integração Brasil-Venezuela

18 September, 2011 Leave a comment Go to comments

Está aberta Chamada Pública do Ipea de 5 bolsas para o projeto “Política pública, desenvolvimento produtivo e integração Amazônia-Orinoco”, vinculado à Missão do Ipea na Venezuela. Trata-se de investigação para subsidiar a elaboração do “Plano Integrado de Desenvolvimento Norte do Brasil – Sul da Venezuela” e a cooperação para o desenvolvimento de cadeias produtivas articuladas e o planejamento territorial. As bolsas, de seis meses prorrogáveis, variam entre US$ 2.000 e US$ 5.500 de acordo com a experiência e titulação acadêmica. A data limite para a submissão de candidaturas é 26 de setembro e o início das bolsas será em outubro de 2011.

.

.

O edital com informações completas está disponível em:

http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/110912_chamadapublica_procin003.pdf

 .

PROPÓSITO DO TRABALHO

A integração da América Latina é objetivo constitucional da República Federativa do Brasil e a cooperação sul-sul diretriz da política externa brasileira. Dentro desse propósito, o Brasil tem intensificado as relações com a Venezuela em projetos integrados por diferentes agências governamentais brasileiras como Caixa Econômica Federal, Embrapa e Ipea, apoiando o desenvolvimento integral da Faixa Petrolífera do Orinoco e do estado de Sucre.

Amplia-se, assim, o potencial de integração entre o Norte do Brasil e o Sul da Venezuela e torna-se necessário o aprofundamento de estudos sobre a região para fundamentar propostas de políticas públicas e ações governamentais concertadas, promovendo o desenvolvimento articulado entre os dois países.

Os planos de investimentos previstos para os setores petrolífero e naval na Venezuela terão impactos regionais, especialmente no Brasil, em função da recente recuperação da indústria naval e do potencial de expansão do setor de petróleo com a produção oriunda da camada do pré-sal. Coloca-se, portanto, a necessidade de acompanhar o desenvolvimento dos dois setores na Venezuela e apontar as possibilidades de integração produtiva com o Brasil.

Atualmente, o governo da Venezuela apresenta duas prioridades para políticas públicas, habitação e o desenvolvimento agrícola. O governo brasileiro já tem cooperado com ambas por meio, respectivamente, da Caixa Econômica Federal e da Embrapa.

Neste sentido, a pesquisa deve revisar os planos venezuelanos e brasileiros existentes e avaliar a sua efetividade e o potencial de integração, em quatro temas, a saber:

 .

i. Planejamento e Políticas Públicas para a integração Brasil-Venezuela (2 bolsas)

ii. Matriz Institucional (1 bolsa)

iii. Política Industrial e Integração Produtiva Brasil-Venezuela com ênfase no setor petrolífero ou naval (1 bolsa)

iv. Planejamento territorial com ênfase em política habitacional ou desenvolvimento agrícola (1 bolsa)

 .

Aos que se interessarem, em anexo, há um artigo sobre a integração Brasil-Venezuela e o eixo Amazônia-Orinoco.

.

Cordialmente,

Pedro Silva Barros

Titular da Missão do Ipea na Venezuela

.

.

.

  1. No comments yet.
  1. No trackbacks yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s