Home > Economia e Política no Mundo > As Contradições da Economia Mundial

As Contradições da Economia Mundial

Muitos dizem que os EUA estão perdendo espaço econômico para a China. No debate político entre os norte-americanos é comum escutar argumentos de que os EUA estão exportando seus empregos para a China e que os EUA estão sendo invadidos por produtos made in China. A questão que poucos se colocam é o que significa de fato dizer “os EUA”. Esta é uma questão intrigante. Em geral pensa-se que “os EUA” significa “o governo federal dos EUA”. Em outros casos significa “o povo norte-americano”. Vejamos, entretanto, um dado bem interessante. A China de fato se tornou uma fábrica  global  e suas exportações representam uma grande soma do consumo interno dos EUA. De fato o emprego nos EUA decresce enquanto o nível de emprego na China aumenta. Cabe-se perguntar: quem é que produz na China esses produtos que são exportados para EUA e Europa? As próprias empresas norte-americanas e europeias! Segundo o economista indiano Zorawar Daulet Singh, mais de 60% das exportações da China são produzidas por empresas transnacionais, principalmente norte-americanas e europeias. Dessa forma, ainda que a economia doméstica dos EUA tenha déficits comerciais com a China, as empresas transnacionais dos EUA estão faturando bilhões com o negócio. O governo dos EUA culpa a China e sua política de câmbio fixo desvalorizado pelo desequilíbrio comercial, mas esconde o fato de que são suas próprias empresas transnacionais, agora sediadas na China, que exportam produtos made in China de volta para os EUA. Haja contradição!

“A China usa seu sistema financeiro para controlar a economia nacional e vem adotando taxas de câmbio fixas, coladas ao dólar. Se permitisse que a poupança interna fosse canalizada para a própria moeda, ela seria fortalecida.  Mas, para que o país continue sendo a fábrica do Ocidente, os salários e a moeda chinesas têm que ser mantidos baixos. Agora, na crise, o Ocidente pode reclamar do yuan desvalorizado. Mas a moeda ajuda empresas exportadoras ocidentais baseadas na China. […] Basta lembrar que 66% do superavit comercial chinês deve-se a corporações multinacionais. Quando você olha a cifra de US$ 1,5 trilhão das exportações da China, a maior parte não é de fato chinesa, mas representa uma divisão internacional do trabalho mais complexa, na qual o centro trouxe seus investimentos e capital intelectual para o espaço territorial chinês de mão de obra barata. Isso não significa que esse know-how esteja sendo transferido. A cadeia de produção e de valor continua a ser controlada por empresas estrangeiras. […] Acho que a China já se deu conta de que os US$ 3 trilhões em papeis que tem na mão vão perder valor porque os EUA não vão pagar essa dívida. Vão inflacionar sua saída da crise, como estão fazendo”

Zorawar Daulet Singh, ‘Elite chinesa não quer romper com dólar’

  1. 5 June, 2011 at 12:29

    Como é que se calcul que 66% do superávit vem de multinacionais? Acho que esse número não procede… Nem faz sentido esse número, pelo menos não vejo como…

    Imagino que ele fez a seguinte conta: Exportações de multinacionais – Importações de multinacionais: X.
    Supeárivit da China total: y
    x/y = .66
    Mas isso é uma besteira, pq é óbvio que as multinacionais não vão importar bens finais, no máximo insumo.

  2. 4 July, 2011 at 5:59

    Oi Manoel, acho que você tem razão. A proporção que Zorawar indica é demasiado alta. Provavelmente ele está considerando somente o setor privado como o total, afinal o setor público corresponde a 50% da produção na China. Ainda assim a ideia central do artigo permanece.

  1. No trackbacks yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s