Home > Economia e Política no Mundo > Por Que a Crise Econômica se Aprofundou nos EUA?

Por Que a Crise Econômica se Aprofundou nos EUA?

O professor Richard Wollf, em uma conferência gravada em Outubro de 2010 na New School, mostra alguns fatos interessantes sobre o porquê da falta de recuperação econômica nos EUA e como o cenário fica cada vez pior para a população norte-americana. Um dos pontos que Wolff levanta é o de que os bancos utilizaram parte do dinheiro que receberam do FED para subornarem funcionários do governo e políticos a fim de impedir quaisquer regulamentações que limitassem as margens de manobra do setor financeiro. Segundo, a dívida do Tesouro dos EUA aumentou enormemente com a compra de ativos financeiros podres dos bancos. Contudo, os banco usaram parte do dinheiro que receberam do governo para comprar títulos da dívida do próprio Tesouro! Não é de se estranhar que o desemprego aberto siga na casa dos 20%, e na casa dos 40% para os jovens. Wolff também é conhecido por não aceitar a tese de que esta é uma crise financeira. Vale a pena conferir.

  1. Caio Barros
    5 April, 2011 at 14:34

    Conheci o prof. Richard Wolff recentemente e fiquei encantado com sua persuasão. Realmente renovou minhas convicções na teoria marxista. Ele é seu orientador? Um abraço!

    • 19 April, 2011 at 18:09

      Olá Caio,

      Na verdade o prof. Wolff já se aposentou, e agora dá aulas na pós-graduação em Relações Internacionais da New School, em NY.

      abraços,

  1. No trackbacks yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s