Home > Economia e Política no Mundo > Goldman Sachs e a Especulação com Alimentos

Goldman Sachs e a Especulação com Alimentos

O banco Goldman Sachs é conhecido por ter atuado ativamente no congresso norte-americano para reduzir ao mínimo quaisquer regulações sobre o setor financeiro. Além de envolvido com crimes e fraudes financeiras, o Goldman Sachs – assim como outros bancos de Wall Street – também está envolvido com especulações nos mercados de alimentos. Tais especulações contribuíram diretamente para o aumento dos preços e da volatilidade dos preços de diversos alimentos da cesta básica, com a consequência direta de influenciar inclusive na recente escalada de fome no mundo. Somente em 2008 o mundo ganhou mais 250 milhões de famintos. Veja aqui a história completa.

Em 2008, por exemplo, a produção de grãos no mundo registrou um recorde histórico. Entretanto, apesar da grande expansão da oferta, o preço dos grãos também atingiu um recorde histórico. Se a oferta estava em rápida ascenção e o preço também, a única explicação para o aumento do preço seria um aumento maior ainda no lado da demanda. Mas de onde viria tal espetacular aumento na demanda por grãos?

Em outro post aqui no Marx21 a resposta apresentada foi a especulação com derivativos no mercado futuro de alimentos, especulação esta capitaneada pelos maiores bancos de Wall Street e da Europa. Agora, em uma entrevista ao DemocracyNow o editor da revista Harper’s Magazine investigada a mesma tese e apresenta argumentos interessates sobre como a compra de um volume sem precedentes de posições longas nos mercados futuros pode explicar o aumento recorde no preço dos grãos. O custo direto foi o ingresso adicional de 250 milhões de indivíduos na listas de famintos no mundo, que agora já chega ao montante total de mais de 1 bilhão.

.

Clique aqui para ver a entrevista completa.

.

(*) Agradeço à Anilyn Diaz por ter enviado este link.

.

.

.

.

.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s