Home > Economia e Política no Mundo > Mais Sobre o Aquecimento Global

Mais Sobre o Aquecimento Global

Reproduzo neste post uma troca de emails entre o Manoel Galdino e eu, sobre o aquecimento global. Essa troca de emails está relacionada com um post prévio intitulado “Aquecimento Global?“. Vale lembrar que ambos são leigos no assunto. Estamos, portanto, somente repetindo argumentos que juntamos de distintas fontes.

(1) Email do Manoel Galdino:

Fim de ano e não vi essas coisas negacionistas…
Nunca escrevo por aqui, mas essa eu não resisti em deixar passar batido.
é impressionante a capacidade de se espalhar essas coisas sem sentido.
Quer dizer então que a maioria dos cientistas do mundo confunde CO2 com poluição?
Quer dizer então que não há aquecimento global, e quase todos os cientistas do mundo são burros, esperto é só esse Molion aí?
Pra quem realmente quer se aprofundar (ainda que superficialmente, ou seja, para não experts) no assunto, acessem os seguintes sites:
4. E mais um pequeno texto do Jonathon Porrit e Monbiot
Enfim, um bom trabalho de estudo, mesmo para leigos, deve convencer qualquer pessoa de bom senso sobre a verdade (tanto quanto pode haver verdade em ciência) do AGW (antorpogenic Global Warming)
saudações climáticas
Manoel (Maceió)

(2) Resposta do Tomas Rotta:

Grande Maceió,

Eu não acho que o argumento de que emissões de CO2 já foram comprovadas como produtoras do atual aquecimento global. Existem diversos outros fatores muitos fortes que determinam a temperatura do planeta. O maior destes fatores é a órbita da Terra em relação ao Sol. O Sol parece ser um determinante muito mais forte do que o CO2 para a temperatura global. Aliás, existem evidências de que é justamente o aquecimento que aumenta a produção de CO2, e não o contrário. E, ainda mais, a temperatura atual da Terra é determinada por fatores que levam milhares de anos para se concretizarem. Por exemplo: se 1000 anos atrás o Sol aqueceu mais os oceanos na Terra, por conta de uma órbita própria da Terra em torno do Sol que toma 5000 anos para se completar, a temperatura global hojé subirá não por conta de fatores atuais, mas sim por conta deste aquecimento solar de 1000 anos atrás. As emissões de CO2 começaram a subir no século XX, mas os oceanos levam milhares de anos para aquecer, e estes oceanos (que são 70% da superfície da Terra) representam os principais fatores para a temperatura do planeta. Temos que olhar mais para como o Sol aquece os oceanos, que são de longe os maiores produtores de C02.

O gráfio do Al Gore mostra uma correlação, mas correlação não implica causalidade!! Pode ser justamente o contrário do sugerido: é o aquecimento (por conta do Sol que aquece os oceanos em um processo extremamente lento) que faz com que os oceanos produzam mais CO2 !! Uma coisa é correlação, outra é causalidade!

Se você quiser saber mais do que eu estou falando: http://video.google.com/videoplay?docid=-5576670191369613647&ei=lihES5HXD8SHlAelqojLDw&q=swindle+global+warming#

De qualquer forma, a tabela comparativa que voce enviou é muito boa (para leigos como eu!)

grande abraço,

.

  1. 11 January, 2010 at 19:03

    Depois faço um link no meu blog.
    abraços

  1. 12 January, 2010 at 7:50

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s