A Economia Extra-Mercado
A professora Nancy Folbre, do Departamento de Economia da University of Massachusetts, ativista e feminista, apresenta um curto artigo no qual expõe pontos centrais de suas críticas a várias correntes de teoria econômica, entre elas a teoria neoclássica e até mesmo o marxismo. Seus pontos fundamentais podem assim ser resumidos:
1. O significado e o real tamanho do que seja “o mercado” foram sobre-estimados.
2. “Mercado” e “economia” não são idênticos
3. Grande parte das transações ocorrem dentro de grandes empresas multinacionais, que em muitos casos excedem o PIB de diversos países, e tais transações raramente se dão através de mecanismos ditos “de mercado”.
4. Grandes corporações recebem rendas que não porvém de alocações via mercado, como, por exemplo, as recentes intervenções do FED e do Tesouro dos EUA.
5. Uma grande e importante porção de nossas atividades ocorre fora do mercado, como é o caso de atividades domésticas e de criação dos filhos, que, justamente por não envolverem remuneração monetária, ficam excluídas do cálculo do PIB.
6. Diversos benefícios causados por maiores investimentos em educação e saúde não aparecem no cálculo do PIB e, por conta disso, tais contribuições são frequentemente sub-estimadas.
7. Problemas advindos do aquecimento global não fazem parte do cálculo do PIB.
Clique aqui para ler o artigo original, que leva o título de “What We’ve Learned: Our (Increasingly) Non-Market Economy“, publicado no Economix do NYT.
.