Home > Economia e Política no Mundo > Desmilitarização de Porto Rico

Desmilitarização de Porto Rico

viequesPorto Rico passou recentemente por um processo de desmilitarização, mais especificamene em sua duas ilhas de Vieques e Culebra, onde a marinha norte-americana mantinha até 2004 testes militares permanentes. Essas ilhas, que se situam ao nordeste do arquipélago de Porto Rico, foram utilizadas como campo de treinamento militar desde o final da Segunda Guerra Mundial. Tais ilhas foram, por diversas décadas, palco de práticas de bombardeios, lançamentos de mísseis e testes cujos conteúdos somente o Governo norte-americano conhece. Em muitos casos  esses locais também eram alugados para que outros países alí pudessem realizar testes militares e treinamentos de seus respectivos exércitos. A exemplo disso, Vieques foi campo de treinamento para as invasões em Cuba, República Dominicana, Vietnam, Nicarágua, Granada, Panamá e Guatemala. Desse modo, o status de “Estado Livre Associado” de Porto Rico dependia, em parte, destes acordos militares, que adicionalmente incluíam a incorporação de porto-riquenhos no exército norte-americano. Um dado relevante é o fato de que Porto Rico foi incoporado definitivamente aos EUA em 1917, ano no qual este último país entrou na Primeira Guerra Mundial e que então exigiria o uso de porto-riquenhos em suas infantarias. Em 2004 um terço da população total de Porto Rico marchou para a ilha de Vieques com o intuito de exigir a saída dos militares norte-americanos, que acabaram por ceder às pressões. Os danos deixados pelos massivos bombardeios se somam à grave contaminação do  meio-ambiente. Desafortunadamente, seu novo governador, Luis Fortuño, parece querer a volta da marinha ianque.

Ouça aqui a entrevista de Roberto Rabin no programa Canción Urgente da Rádio da University of Massachusetts (WMUA 91.1 FM), comandado pela apresentadora Anilyn Diaz.

A foto acima exposta ilustra bem esse caso. Para aqueles que desejam ver mais imagens, cliquem aqui ou também aqui. Abaixo seguem dois rápidos vídeos sobre a resistência de Porto Rico contra o exército dos EUA:

.

  1. No comments yet.
  1. No trackbacks yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s